Sobre a Região

A Cidade

a cidade

Águeda é uma cidade portuguesa pertencente ao Distrito de Aveiro, Região Centro e sub-região do Baixo Vouga, com cerca de 14.500 habitantes na cidade. Ergue-se a 15m de altitude.

A Geografia

a cidade

A cidade é atravessada pelo rio do mesmo nome, espraiando o seu casario por uma leve encosta num amplo vale a 31m de altitude.
Águeda dista de Lisboa 240 km, do Porto 72 km e de Aveiro cerca de 20 km.

A Economia

a economia

É um importante centro comercial e industrial de uma área agrícola extremamente fértil na produção de milho, fruta, vinho e madeira.
Tem muito desenvolvida a metalomecânica, o fabrico de motores para velocípedes e de materiais de construção, e o fabrico de bicicletas. A atividade económica merece-lhe o epíteto de «terras das ferragens» por ser este, a par do fabrico dos motociclos o setor industrial privilegiado.

Entre as tradições artesanais, são dignas de referência a olaria, a cestaria, a tecelagem, a tanoaria, a latoaria, os rendados e bordados. As aldeias típicas da Urgueira,
Macieira de Alcoba ou Lourizela, mantêm uma rusticidade genuína. O concelho tem também vários grupos folclóricos.

Um número considerável das freguesias dos concelhos está inserido na Região da Bairrada, famosa pelos vinhos e o seu leitão assado.

A Gastronomia

a cidade

O Leitão assado à Bairrada é com certeza o mais famoso pitéu das redondezas, mas não fica muito à frente da doçaria dos pastéis de Águeda, barriga de freira, fuzis e sequilhos. Além das pagas de Veiga. Outros pratos, como chanfana, rojões, carne de carneiro ou cabra à lampantana ou caldeirada de peixe completam a gastronomia local, acompanhados pelos vinhos e espumantes das caves da Bairrada.

Acessibilidade

A "litoral" a região é percorrida no sentido Norte/Sul pela auto-estrada Porto - Lisboa, sendo o Concelho “servido” através dos nós de ligação de Albergaria-a-Velha, a Norte, e Oiã, a Sul, ligação essa que é efectuada respectivamente pela estrada A25 e EN333. Ainda no mesmo sentido encontra-se a via com maior fluxo de tráfego que existe no Concelho: a EN1/IC2.

Ao "interior" chega-se essencialmente a partir de três vias rodoviárias distintas: a EN230, que liga Aveiro ao Caramulo, a EN333, que liga Oiã ao nó de ligação à A25, em Talhadas, e a EN336 que liga a EN230 a Mortágua.

É ainda o Concelho atravessado a Norte pela A25, que liga Aveiro a Vilar Formoso, sendo no entanto o seu fluxo de acesso diluído quer no tráfego da EN1/IC2, quer no da Estrada Nacional N.º 333.

Ainda no espaço do Concelho, e numa extensão de 21,082 Kms, cruza-se a linha de Caminho de Ferro do Vouga, uma via estreita que liga Aveiro a Sernada do Vouga, e que desempenha papel importante na deslocação diária da população de toda a região.

like button

também estamos no facebook